28 de jan. de 2007

Se todos fossem iguais a você

Se estivesse conosco, Tom Jobim teria completado 80 anos no último dia 25 de janeiro. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, carioca nascido na Tijuca, foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. Músico excepcional, começou a carreira tocando piano em inferninhos no início dos anos 50.

Em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Era encarregado também de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical, e nesse período, começou a escrever suas primeiras composições.

Em 1956, com Vinícius de Moraes, musicou a peça "Orfeu da Conceição". Uma das canções, "Se Todos Fossem Iguais a Você” fez enorme sucesso e foi gravada por diversos cantores.

Jobim foi um dos idealizadores da bossa nova. O disco "Canção do Amor Demais" de 1958, com composições dele e de Vinícius, cantadas por Elizeth Cardoso e acompanhadas pelo violão de João Gilberto e orquestra é considerado o marco inaugural da bossa nova.

Após o reconhecimento pelos músicos e pela crítica brasileira veio o sucesso internacional: Gravou com Frank Sinatra o disco "Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim”.

Foi gravado por outros grandes astros da música internacional, como Ella Fitzgerald, Stan Getz, Quincy Jones, Al Jarreau , etc...

Ouça "Águas de Março" nas vozes de Elis Regina e Tom Jobim.

6 comentários:

Dono do Bar disse...

Tom já é saudade, como tudo o que tivemos de bom.

Belo post.

Abraços.

DB.

Anônimo disse...

Cleber,
copie e cole
http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=8585
ve se abre
bjkas

Saramar disse...

Cleber, obrigada.

comentei no dia do aniversário dele que os brasileiros ainda irão cultuá-lo com o respeito devido, com o orgulho à altura do seu brilho, coisa que não fizeram em vida.

Beijos

Thiago Barbosa disse...

E cada vez que eu observo essa "nova tendência anatômica" de nossa música, joelhinho, bundinha,
cabecinha, popô, pezinho, etc. Mais
eu me pergundo: Se todos fossem no
mundo iguais a você Jobim. Parabéns
pelo texto Cleber. Um grande abraço.

Pata disse...

Muito bom Cleber

Não sabia que "Se todos fossem iguais a você" era tão antiga. Talvez seja a que eu mais goste, tenho dúvidas, são todas maravilhosas.

Será lembrado para sempre por ter dado tanta beleza à vida com suas músicas e poemas no espaço de tempo em que viveu.
Enfim, simplesmente genial esse tal de Tom Jobim.
bjs.

Anônimo disse...

Tom Jobin é tudo de bom, assim como Vinicius e Elis.
Grandes ídolos!

Fofo, acabo de fazer um desabafo na minha nova postagem e espero que vc possa contribuir de alguma forma para me esclarecer.
A vovó aqui está se sentindo perdida e procuro por respostas!
Te aguardo,
SôniaSSRJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...