11 de fev. de 2007

Patacoadastoon nº 2
Fantasmagorie: O início dos desenhos animados modernos

Os desenhos animados surgiram das experiências com o teatro de sombras chinês, com a invenção da lanterna mágica (uma espécie rudimentar de projetor onde se usava uma vela como fonte de luz) em 1646, e com o início da fotografia (1825).

A partir de 1906, começaram a se desenvolver as experiências mais próximas dos desenhos animados como os conhecemos hoje.

Uma das primeiras animações modernas foi Fantasmagorie do diretor francês Émile Cohl, onde se usou um projetor moderno pela primeira vez, em 17 de agosto de 1908 no Théâtre du Gymnase em Paris.

Fantasmagorie foi o primeiro desenho onde se desenvolveu uma narrativa completa e Émile Cohl foi o primeiro animador profissional do Cinema. Cohl foi também o criador do primeiro personagem dos desenhos animados (“Fantoche”, um homenzinho que aparece em vários de seus filmes).

Então, bom divertimento!


2 comentários:

Thiago Barbosa disse...

E ai Cleber, muito bacana este post, apesar de entender pouco, gosto muito de animação e de descobrir como eram feitas e como funciona nos dias de hoje, acho que vou aprender muito com você. Um grande abraço.

Anônimo disse...

WOW Cleber, essa foi demais!!!
Aprendi muito hoje,interessantíssimo!!!
Ameeeeeei!
Parabéns amigo!
Beijos
SôniaSSRJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...